Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

APOTEC - 25 anos de uma História da Contabilidade

O Associativismo assume um papel importante nas sociedades, uma vez que permite aos cidadãos terem intervenção profissional, social e cultural activa, também se identificando como uma junção de interesses de inscrição facultativa e não corporativa.

Manuel Benavente Rodrigues, membro da Direcção Central da APOTEC e Presidente do Conselho Executivo do Centro de Estudos da História da Contabilidade, encorajado por alguns responsáveis, entre eles o Presidente Manuel Patuleia, lançou mão e acarinhou este projecto, pretendendo constituir através da publicação deste livro, mais do que um historial, uma crónica, por quem viveu parte do que nele se relata.

A luta pelo exercício da profissão de Técnico de Contas em condições de dignidade começa na APOTEC desde a fundação.

Assim, e para lá do princípio que a APOTEC sempre perfilhou e que nasceu com o seu principal fundador, Martim Noel Monteiro, de que a competência se avalia pelos conhecimentos que se demonstram, mais do que pelos títulos que se exibem, sempre a Associação lutou pela ética, responsabilidade e dignidade no exercício da profissão.

Este livro começou a pensar-se quando a APOTEC se aprestava para comemorar os vinte e cinco anos. Mas, reunir elementos, fazer a junção quantitativa e a triagem qualitativa dos materiais constituiu uma tarefa que não sendo complexa, era de facto morosa.

E assim, no ano em que se celebram 30 anos, a APOTEC edita este livro, que nas palavras do Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira que contam no Prefácio, “é uma demonstração documentada, viva, do que tem sido a APOTEC, o seu papel na dignificação da profissão e no prestígio dos seus profissionais. Relata o trabalho, importantes efemérides, quer manifestações culturais e científicas, quer relevantes actos gestivos e alusões a figuras ímpares, fundadoras e continuadoras das acções que a APOTEC tem desempenhado para o prestígio dos profissionais e o progresso da Contabilidade.

Os membros da APOTEC, de modo geral, vêm entendendo ser útil a continuidade da sua Associação, um outro elo que, embora desligado da oficialidade tem, a seu crédito, uma História de notáveis acções  e realizações e um acervo cultural que, desejavelmente, deve continuar-se, em cooperação com todos os que amam a profissão, a Contabilidade, sua História, seu futuro, hoje a ponderar no Mundo global em que se está inserido e de modos cada vez mais estreitos.”

Divulgar o associativismo é nossa obrigação. Com o apoio do Grupo Editorial Vida Económica, foi possível dar cumprimento à edição desta História de Associativismo.

Embora Manuel José Benavente Rodrigues seja sobejamente conhecido dos Sócios da APOTEC e dos leitores do Jornal de Contabilidade, deixamos aqui algumas referências biográficas: possui o Curso Geral do Comércio, tem o curso de Formador e é Técnico Oficial de Contas. Presente nos corpos sociais de diversas instituições, entre elas a APOTEC, é também colaborador em jornais e revistas com artigos sobre Contabilidade, Fiscalidade, História e Economia. É ainda sócio da Sociedade Portuguesa de Autores. É autor de comunicações sobre História da Contabilidade em Congressos nacionais e internacionais, é também membro do Conselho Editorial da Revista electrónica “De Computis”, da Comissão de História da Contabilidade da AECA – Associación Española de Contabilidad y Administración de Empresas.