Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

Conferência “História e Memória” 40 anos APOTEC

Conferência "História e Memória” 40 anos APOTEC - 2018

No âmbito das celebrações dos 40 anos da APOTEC, realizou-se a 30 de Novembro último, a Conferência "História e Memória”, numa evocação conjunta da História da Contabilidade, com a participação de António Pires Caiado como moderador das comunicações de Miguel Lira, Miguel Gonçalves e Maria da Conceição Marques (ISCAC), e das Memórias da APOTEC ao longo destes 40 anos, relatadas nas vastíssimas páginas deste Jornal de Contabilidade, na voz dos seus vários directores, Joaquim Costa Neves, Severo Praxedes Soares e Manuel Benavente Rodrigues.

Assim se fecha um ciclo comemorativo destas quatro décadas dedicadas aos profissionais, conscientes de que o passado relevante é compromisso de responsabilidade para o futuro da APOTEC e dos seus associados.

No final desta Conferência, foi feita a apresentação do livro editado e publicado pela APOTEC, intitulado  "O Erário Régio e as Contas do Reino no ano de 1765: o poder e a contabilidade”, cujo autor é Manuel Benavente Rodrigues, Mestre em História Moderna e Contemporânea e Presidente do Conselho Executivo do Centro de Estudos de História da Contabilidade da APOTEC. 
O tema do livro, trata de um ano de contas em partidas dobradas, no Erário Régio, sobre o reino de Portugal. É destacado o papel da contabilidade como descodificador da informação, sendo característico o centralismo e o secretismo do sistema. Realça-se também que a transparência da informação contabilística e a competência dos contadores, comprometem o sistema estruturado no Erário pelo absolutismo pombalista em que a conta Caixa tinha todo o protagonismo. 

O livro, cuja edição e publicação, foi apoiada pela Artsoft, tem 175 páginas, tem prefácio de Rita Martins de Sousa, Professora do ISEG e Posfácio de Manuel Patuleia, Presidente da APOTEC.