OBJETIVOS
•Saber elaborar o Business Plan (Plano de Negócio) de um projeto empresarial ou área de negócio;
•Pôr num documento e por escrito a ideia do negócio e as fases de desenvolvimento para poder apresentá-lo a possíveis sócios, entidades ou instituições que possam colaborar posteriormente.
•Facilitar a procura de recursos alheios, como financiamento e subsídios.
•Servir de instrumento de análise e avaliação da própria ideia de negócio.
•Identificar os passos e objetivos a atingir no desenvolvimento da empresa.
•Definir e entender o modelo de negócio, o mercado e a concorrência.
Identificar e fazer um acompanhamento do projeto uma vez iniciado, permitindo identificar os possíveis desvios e adotar as medidas corretoras se fossem necessárias.
PROGRAMA
1.FORMAS DE EMPRESAS (empresário em nome individual, sociedades por quotas ? unipessoais e plurais -,...)
2.PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADES
3.A ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS:◦Objetivos e tipos de Planos de Negócios
◦Componentes do Plano de Negócios
◦O Plano financeiro e análise de viabilidade
◦A proposta de valor
4.PROJETO DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS, contando com ferramentas e planilhas facilitadas pelo INEDEM.
Metodologia: Métodos expositivos, realização de práticas, trabalhos de grupo.