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Bases para a Gestão Eficiente de Pequenos Negócios

DGERT
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Sobre o curso
Equivale a 12 créditos para os CC

Faseado e com interacção directa formador/formando

Requisitos: É obrigatório que o dispositivo a usar (portátil, computador fixo, tablet ou telemóvel) tenha disponível o áudio e a câmara, doutra forma não poderá assistir, participar e interagir na Formação.

DESTINATARIOS: Empreendedores que pretendem iniciar um negócio; sócios e gerentes de micro e pequenas empresas.

OBJETIVOS:
- Conhecer os procedimentos de constituição de uma sociedade, bem como as responsabilidades que resultam para sócios e gerentes;
- Conhecer e entender as responsabilidades das empresas e os custos inerentes;
- Ter todos os dados necessários para avaliar a viabilidade e rentabilidade do negócio.
Detalhes do curso
Data início
2023-05-08
Data fim
2023-05-11
Horário
Das 18h30 às 21h30
Lugares disponíveis
6
Duração
12 horas
Monitor
Jorge Scharfhausen Nordgren
Habilitações
Consultor Financeiro Internacional. Diretor Geral de Lax-Consultores e do Inedem
Observações
Em parceria com o INEDEM - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial

Sessões interactivas, em videoconferência na PLATAFORMA ZOOM.

Requisitos: No dispositivo a usar (portátil, computador fixo, tablet ou telemóvel) tenha disponível o áudio e a câmara, doutra forma não poderá assistir, participar e interagir na Formação.


Muito importante, não conclua a compra da formação sem atender a:


Regras de Inscrição:

1 - As inscrições fazem-se através de compra no site, exclusivamente.

2 - A menção do nome de participante e a entidade a facturar é sempre feita no campo "Observações" aquando a encomenda, caso contrário o sistema assume as informações mencionadas no registo.

3 - No caso de pretender inscrever mais do que um participante, deve mencionar o nome completo de cada formando no campo "observações".

4 - As fichas de participantes apenas devem ser preenchidas pelos próprios aquando da primeira vez que se inscrevem na formação na APOTEC e devem ser enviadas exclusivamente para o email tesouraria@apotec.pt juntamente com a identificação do nº encomenda a que se referem.

5 - A Ficha de participante - colaboradores/não sócios só serve para efeitos de certificado e demais informações necessárias para conclusão do processo (indicação do email do formando para envio do acesso à formação).

O envio da ficha sem a encomenda não é considerado como inscrição.

6 - Os pagamentos, sejam por transferência bancária ou MBWAY devem conter sempre o nº da encomenda, e enviar exclusivamente comprovativo para o email tesouraria@apotec.pt
Preços
Preço associados
252,00 €
Preço outras entidades
280,00 €
Programa
Este curso é o complemento necessário a uma boa ideia de negócio e atitudes de entusiasmo e autoconfiança!

Grande parte da falta de sucesso de muitos pequenos negócios e atividades económicas está diretamente relacionado com a falta de informação e formação básica dos empreendedores em relação aos requisitos essenciais para a gestão de uma atividade económica. Com esta formação pretendemos preencher esta lacuna.

I. A IDEIA DO NEGÓCIO
1. Definição de objetivos do negócio.
2. Formas jurídicas para a gestão do negócio. Qual é a mais adequada?
3. A longevidade dos negócios (por área de atividade). Quais os principais motivos de mortandade das empresas?
4. Estrutura do Plano de Negócios
    Modelo Canvas
    Tipos de planos de negócios e as suas finalidades
    A estrutura organizativa do negócio

II. A CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE
1. Passos para a posta em funcionamento da empresa.
    Definição do objeto social
    Identificação dos sócios
    Pedido de nome
    O contrato de sociedade
    O ato constitutivo
    Abertura de conta bancária
    Obrigações iniciais da empresa
2. Órgãos sociais da empresa.
    A Assembleia de sócios.
    A gerência
    Obrigações e responsabilidades da gerência.
3. Outras possíveis obrigações da empresa segundo a atividade (licenças, alvarás, registo de marcas, …)
4. Obrigações fiscais da empresa:
    Impostos empresariais, para que servem.
    Envio de ficheiro SAFT.
    O IRC – Imposto sobre o lucro da empresa: Como é calculado? | Gastos não dedutíveis | Tributações autónomas | Imposto efetivo
    O IVA
    IRS. Obrigações de retenções.
    Declarações INTRASTAT.
    Declaração COPE ao Banco de Portugal
    Crime fiscal
    Calendário anual
5. Obrigações contabilísticas
    Prazo para a contabilização das operações
    A lógica da contabilidade e informação que obtemos dela
    As demonstrações financeiras obrigatórias. A sua leitura e interpretação
    A gestão dos stocks
    Movimentação do dinheiro (extratos, limites aos pagamentos com numerário, empréstimos de/a sócios, …)
    Indicadores de gestão obtidos a partir da contabilidade. A sua importância.
    Calendário anual.
6. Obrigações laborais
    Tipos de contratos
    Formas de remuneração e outros componentes retributivos (Subsídio de alimentação, subsídio de transportes, …)
    Determinação do custo laboral
    A Segurança Social
    Seguro de Acidentes de Trabalho
    Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho
    Formação obrigatória
    Horário de trabalho, direito ao descanso e direito às férias
    Fim da relação laboral (mútuo acordo, caducidade, despedimento, …)
    Calendário anual
7. O/A Contabilista Certificado/a e o/a Revisora Oficial de Contas
8. Ferramentas de Gestão
    Programa de contabilidade
    Programas de gestão de recursos humanos
    Programas de faturação certificados
    CRM (Customer Relationship Management)
9. Formas de financiamento da empresa
    Dinheiro dos sócios (capital, prestações acessórias, suprimentos, …)
    Financiamentos bancários
    Financiamento dos sócios
10. Tipos de incentivos às empresas
    Laborais
    Fiscais
    Fundos para investimentos
11. O Plano de viabilidade financeira da empresa como passo indispensável para a tomada de decisão.

Uso de ferramenta disponibilizada pelo INEDEM
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