Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja Associado

"Formação e créditos dos TOC"

Nome
TOC identificado
Data
14 Fev 2008

"Sou TOC e  já era Tecnico de Contas inscrito na DGCI.


Subscrevi porque estou plenamente de acordo com a defesa que as formaçoes da APOTEC possam contar para os créditos previsto na CTOC.


Não entendo porque a formação ministrada hà vários anos, na APOTEC, por técnicos e formadores altamente qualificados, nomeadamente Drª Irene Abreu - Directora de Serviços de IRS, Dr. Abilio de Sousa, Drª Lourdes Amancio, Dr. Joao Gonçalves Pinto, Dr. Luis Batista, etc... que, de uma forma clara e prática são abordados todas as  matérias.


No meu escritorio, os dossier das formações ministradas pela APOTEC sem sombra de dúvida são essenciais e até quase imprescindivel para  consultas permanentes e encerramentos de contas.


Muito antes da regulamentaçao e situação dos créditos, já a APOTEC prestava formações de alto relevo, qualidade e utilidade prática no dia a dia.Todos os anos, para o encerramento das contas dos meus clientes, SO, repito SÓ consulto os dossier da APOTEC, porque, VALE A PENA.


Porque, ao contrario do que era antes, quando a nossa Camara era mais pequena, tinhamos bons "dossier". Hoje não, as vezes fornecem um pequeno dossier para o "formador" ler a legislaçao. Para isso prefiro ficar no meu escritorio, ler os codigos em casa. E... que fico triste quando temos formadores da CTOC que falam mais nas suas vidas pessoais, que dizem ser grandes administradores de empresas, fornecem livros que publicaram para incentivar as vendas...


(...)


Fico triste porque nas formações da CTOC quando nos inscrevemos e mesmo nos cadernos nunca dizem quem sao os monitores, terão receio de informar logo ou ainda não sabem quem vão buscar. Sem nomear, há formadores da CTOC que se soubesse que o iam ser,  eu nao ia. 


(...)


Formaçao correcta em termos de contabilidade analitica - prática- limitam-se a ler as teorias, e quando questionamos os formadores em casos praticos, ficam atrapalhados e dizem que mandam por Email. Respeito muito a nossa Camara, evidente, tem prestado um bom trabalho, mas em termos de formação, pecam porque nunca dizem quem vai ser os formadores e os dossier, quando dão não servem para nada. Falo à vontade porque até já tenho quase 200 de creditos. Mas ir a formações só para ter créditos e não aprender mais, não vale a pena.


Espero e com bom senso que a  formação da APOTEC se enquadre nos créditos dos Tecnicos Oficiais de Contas pois é optimo para a profissão, até para a CTOC que é n/ Camara.


Não se trata de concorrencia mas sim apoiar os profissionais, que sinto orgulho. Como já tenho quase 200 créditos, claro agora vou sempre preferir ir as formações da APOTEC, porque de facto não tenho apreendido quase nada com alguns dos actuais formadores da CTOC. Posso e estou disponivel para pessoalmente comprovar tudo o que aqui escrevo e tenho em meu poder os dossier das formações da CTOC e da APOTEC que facilmente se compara a qualidade e utilidade.
 
Julgo que tambem de uma vez para sempre devemos separar as 2 instituições, CTOC inscrição obrigatoria e nossa Camara, APOTEC, facultativo mas importante. A junção de ideias, cada um no seu papel, seria óptimo.


(...)


Ler as legislações podemos ler em casa. Fornecer dossier ou livros que publicaram não entendo.
Como  é que se compreende que já puz questões praticas de contabilidade analitica e formadores não souberam responder ? ou explicar-me ? nomeadamente na área de Construção Civil?



Cordialmente espero que os creditos da APOTEC venham tambem a contar e manter boa cordialidade com a CTOC.


Atentamente,"