Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

19 de Outubro de 2019 - Escaroupim, a Aldeia Avieira, um passeio pela história do Ribatejo

Escaroupim, a Aldeia Avieira  um passeio pela história do Ribatejo

19 de Outubro de 2019 - sábado

Escaroupim é uma típica aldeia piscatória, para onde vieram pescadores oriundos da Praia da Vieira (Marinha Grande). Estes vinham sazonalmente ao Tejo realizar as campanhas de pesca de inverno, sobretudo o sável, procurando o sustento das suas numerosas famílias, num Tejo rico em pescado, regressando à Praia da Vieira no verão. Muitos destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, deixando de ir à sua Praia da Vieira, e assim formaram pequenas povoações piscatórias ao longo do rio. Nestas povoações as habitações são feitas em madeira, pintadas de cores vivas e assentes em estacaria, de modo a estarem protegidas das frequentes cheias do rio. A particularidade das duas casas é extensiva aos seus barcos de pescas, também em madeira e pintados de cores vivas.

A Câmara Municipal criou um museu - Casa Típica Avieira - cuja origem resulta das recolhas efetuadas pela autarquia junto da população local, com o intuito de preservar a memória colectiva destes pescadores que um dia deixaram Vieira de Leira e se fixaram nas margens do Tejo. (Fonte: CM Salvaterra de Magos)


Programa:


8h15 – Recepção dos participantes na sede da APOTEC

8h30 – Partida para o Escaroupim

9h30 – Chegada à aldeia avieira

10h – Início do Passeio de barco, observando a fauna e a flora do Rio Tejo e suas margens e ainda as pequenas povoações adjacentes, incluindo ainda visita à “Casa Museu Avieira”, “Museu Escaroupim e o Rio” 

13h30 – Almoço em restaurante típico, junto ao rio

15h30 – Visita à Falcoaria Real

17h – Regresso a Lisboa


Autocarro + Actividades + Almoço + Seguro – 38€/pessoa

Inscrições limitadas a 45 participantes