Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

VII Jornada de História da Contabilidade

VII JORNADA DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA APOTEC


No âmbito do 35º Aniversário da APOTEC decorreu no dia 16 de Fevereiro de 2012, no Auditório do Montepio Geral (Rua do Ouro – Lisboa) a VII Jornada de História da Contabilidade, promovida pelo Centro de Estudos de História da Contabilidade da APOTEC.

A História da Contabilidade é, em termos associativos, uma bandeira da APOTEC, que internacionalmente é reconhecida também por esta vertente de investigação e promoção do conhecimento contabilístico do passado.

A APOTEC criou, em 1 de Junho de 1996, o Centro de Estudos de História da Contabilidade com o intuito de estudar, pesquisar e divulgar temas ligados à história da contabilidade e ciências afins, tendo-se realizado a primeira reunião dos seus conselheiros a 1 de Junho desse mesmo ano. Desde a sua criação, o Centro de Estudos continua a trabalhar em força, a prosseguir os mesmos objectivos e a dar uma nova dinâmica ao estudo da História da Contabilidade em Portugal.

Sob a égide das “Histórias da Contabilidade Ibérica” estiveram presentes vários investigadores convidados, nomeadamente: Hernâni Carqueja; Manuel Benavente Rodrigues; Rita Martins de Sousa; Juan Lanero; Esteban Hernandez Esteve; Joaquim A. Cochicho; Olga Silveira; Miguel Gonçalves; Maria da Conceição da Costa Marques; Matilde Estevens e António Campos Pires Caiado.

A Sessão de Abertura foi presidida pelo Exmo. Senhor Presidente do Tribunal de Contas, Guilherme d'Oliveira Martins.

Consulte aqui o programa