Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

Historial

A APOTEC criou, em 1 de Junho de 1996, o Centro de Estudos de História da Contabilidade com o objectivo de estudar, pesquisar e divulgar temas ligados à história da contabilidade e ciências afins, tendo-se realizado a primeira reunião dos seus conselheiros logo nesse mesmo dia.

Desde então, o Centro de Estudos continua a prosseguir os mesmos objectivos procurando dinamizar o estudo da História da Contabilidade em Portugal.

COMPOSIÇÃO
Além do seu presidente, o Centro de Estudos de História da Contabilidade é composto por um Conselho Científico e um Conselho Executivo. Integram o Centro, todas as personalidades para o efeito convidadas pela Direcção-Central da APOTEC, ouvido o Presidente do Centro.

Os elementos que compõem o Centro de Estudos são eleitos por um período de três anos.

OBJECTIVOS
O Centro de Estudos de História da Contabilidade tem como objectivo o estudo da história da contabilidade nacional e internacional, em especial de países de Língua Oficial Portuguesa, podendo abranger ciências limítrofes como a Fiscalidade, Economia, Gestão, etc.

Em 1996, instituiu um prémio anual para trabalhos sobre a história da contabilidade. E em 1999, o Centro de Estudos decidiu atribuir a este prémio o nome do  Professor Martim Noel Monteiro, fundador e figura de grande prestígio da APOTEC .

Procurando estreitar as relações com universidades e instituições congéneres, faz parte ainda dos seus objectivos  a criação de um museu da contabilidade. Na área da formação, o Centro de Estudos realiza palestras e jornadas sobre a história da contabilidade, procurando sempre privilegiar a escola.

 

REALIZAÇÕES

Vamos agora procurar dar realce a diversas realizações deste órgão da APOTEC:
Logo em Agosto de 1996, pela primeira vez, uma presença portuguesa num Congresso Mundial de Historiadores de Contabilidade:  aconteceu na Queen´s University, em Kingston, no Canadá  no VII Congresso Mundial, com o director da APOTEC,  Manuel Benavente Rodrigues e a sua comunicação, “Do cabedal procedido da pimenta, que o Sunda pagou no ano de 1743”.

Em Setembro de 1997 a APOTEC esteve presente em Salamanca, com duas comunicações, uma do professor doutor António Pires Caiado e outra de Manuel Benavente Rodrigues  no IX Congresso da AECA - Associação Espanhola de Contabilidad y Administracion de Empresas,  e em 1998, por convite ao director Manuel Benavente Rodrigues a APOTEC voltou a estar presente, agora no II Seminário Prolatino de Contabilidade em Belo Horizonte - Brasil - com a comunicação "Aspectos financeiros e Monetários do Nascimento da Civilização Portuguesa".

Entretanto em Abril de 1998 a APOTEC realizara as I Jornadas de História da Contabilidade, que decorreram em Coimbra. Nesta iniciativa, o Centro de Estudos reuniu cerca de 400 pessoas divididas entre professores, estudantes, intelectuais e associados da APOTEC que analisaram e debateram o percurso seguido pela contabilidade desde o século XII até à actualidade.

Em 1999, de 15 a 17 de Setembro, nova presença, agora na Universidade do Minho em Braga,  no VI Congresso Internacional de Custos. O Centro de Estudos esteve representado por Manuel Benavente Rodrigues com a comunicação: "1ª Companhia das Águas de Lisboa - 1857 - 1863 - Alguns elementos para uma contabilidade de custos".

Já em Julho de 2000, o CEHC voltou a marcar presença activa no VIII Congresso Mundial de Historiadores de Contabilidade, com a apresentação das comunicações: "O Ensino da Contabilidade na Aula do Comércio (1759-1844)", da autoria do Professor Doutor António  Pires Caiado, e de "A extinção do Erário Régio em 1832"de que foi autor Manuel Benavente Rodrigues. Para além das já citadas foram ainda apresentadas mais três comunicações em língua portuguesa.

Em Maio de 2001, na exposição "Contabilidade, evolução e perspectivas", organizada pelo IESC - Instituto de Estudos Superiores de Contabilidade, dois conselheiros do CEHC foram convidados a apresentar comunicações, Hernâni Olimpio Carqueja com "Evolução dos suportes do registo contabilístico" e Manuel Benavente Rodrigues com "Contabilidade Pública em Portugal até ao século XVI".

Ainda em 2001, em finais de Junho realizou-se em Santo Domingo de Silos mais um Encontro de História da Contabilidade, com duas comunicações dos conselheiros do CEHC, José Matos de Carvalho e Manuel Benavente Rodrigues.

Em Março de 2002 a APOTEC realizou no ISCAL a sua II Jornada de História da Contabilidade, que contou com a apresentação, entre outras, de seis comunicações de conselheiros do CEHC.

E em Agosto de 2002, Portugal está de novo presente num Congresso Mundial de Historiadores de Contabilidade – agora no IX, em Melbourne -, com cinco comunicações, das quais quatro são de conselheiros do Centro de Estudos da APOTEC.

Ainda em 2002, a APOTEC e o EIASM - European Institute of Advanced Studies, realizaram no ISCAL o Workshop "Accounting and Management in Historical Perspectives" onde foram apresentadas 22 comunicações, sendo 3 portuguesas.

No início de 2003, de novo em parceria com o ISCAL realizou-se, em 3 de Fevereiro, a III Jornada de História da Contabilidade, que contou com cerca de uma centena de participantes, e apresentando seis mesas temáticas, com onze oradores portugueses, dois espanhóis e um italiano.

Em Novembro de 2007, o CEHC da APOTEC  promoveu a IV Jornada de História da Contabilidade, contando com a presença de vários investigadores nacionais e estrangeiros, potenciando desta forma o estudo e a investigação em História da Contabilidade, da qual é pioneiro em Portugal.

E logo no ano seguinte, também em Novembro mais uma Jornada – a V –  esta no Pequeno Auditório da Culturgest – Lisboa, no dia 29 de Novembro de 2008, cujo patrono foi o Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira. Esta Jornada de História da Contabilidade contou com a presença de cerca de 100 participantes e teve como membros das mesas de trabalho ilustres investigadores da história da contabilidade em Portugal e em Espanha.

Em Dezembro de 2010, o CEHC da APOTEC realizou a VI Jornada de História da Contabilidade, exactamente no local e Instituição – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) onde decorreu a I Jornada de História da Contabilidade. A VI Jornada teve como patrono o Professor Esteban Hernandez Esteve e contou com a presença de mais de 80 personalidades de reconhecido mérito no âmbito da história da contabilidade.

Integrado nos eventos comemorativos do 35.º aniversário da Associação, o CEHC da APOTEC levou a efeito no dia 16 de Fevereiro de 2012, em Lisboa, no aprazível Auditório do Montepio Geral, a VII Jornada de História da Contabilidade, subordinado ao tema geral “Histórias da Contabilidade Ibérica”. Estiveram presentes cerca de oitenta personalidades do domínio da história da contabilidade e vários investigadores convidados, nomeadamente: Hernâni Carqueja; Manuel Benavente Rodrigues; Rita Martins de Sousa; Juan Lanero; Esteban Hernandez Esteve; Joaquim A. Cochicho; Olga Silveira; Miguel Gonçalves; Maria da Conceição da Costa Marques; Matilde Estevens e António Campos Pires Caiado.

Realizou-se a 18 e 19 de Junho de 2015, o IV Encontro que celebra a data do falecimento do grande matemático italiano Luca Pacioli, nascido na Toscana, em Borgo San Sepolcro, o qual como sabemos foi autor da “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”, impressa e editada em 1494 em Veneza. Este IV Encontro foi realizado pelo Centro de Estudos de História da Contabilidade da APOTEC em parceria com a Comissão de História da Contabilidade da AECA, com a imprescindível colaboração do Tribunal de Contas que acolheu o primeiro dia do Encontro, e do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, onde decorreram os trabalhos no segundo dia. Estiveram presentes mais de 40 personalidades de reconhecido mérito no âmbito da história da Contabilidade.