Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja associado

Outros Destaques Profissionais

Curso de Formação Contínua "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AO SERVIÇO DAS PESSOAS"

 

A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) recebe o Curso de Formação Contínua "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AO SERVIÇO DAS PESSOAS", correspondente à 2.ª edição do Curso - Uma Europa Digital para os Cidadãos, com organização partilhada pela FDUP e pelo seu Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ).

O curso, com duração total de 30 horas de contato, equivalente a 3 ECTS, está dividido em três módulos, que decorrem ao longo de três semanas, entre os dias 4 e 22 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 18h00 e as 20h00.

Os formandos interessados podem optar por participar em um, dois ou nos três módulos.

O curso vai funcionar em regime presencial, nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Em alternativa,  os interessados podem optar pelo regime e-learning (com aulas síncronas), pois tratando-se de Curso Livre, não está sujeito a creditação (nem, por isso, a avaliação final).

Este curso está inserido no projeto - Módulo Jean Monnet «A Digital Europe for Citizens. Constitutional and Policymaking Challenges, com coordenação de Graça Enes, integrando na equipa Inês Neves e Tiago Morais Rocha, e, no apoio administrativo, Manuela Santos, além de um grupo de colaboradores juniores.

Este projeto visa promover o ensino e a investigação de excelência sobre a Europa Digital, os seus desafios constitucionais e na formulação de políticas, durante três anos, com o apoio financeiro da União Europeia.

Além de sessões com oradores convidados, o curso conta, ainda, com a presença do Senhor Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, no dia 21 de março.

As vagas do Curso são limitadas, estando em parte reservadas para a frequência presencial em regime integral, à qual será dada prioridade.

As inscrições estão abertas até ao dia 23 de fevereiro.

A inscrição e a opção pelo modelo de frequência, assim como as demais informações sobre o curso, incluindo propinas, podem ser feitas e consultadas Aqui



 ISEG SUMMER SCHOOL 2024
 
 
WELCOME TO "ISEG SUMMER SCHOOL 2024”

The Registrations are open
 
As the oldest school of Economics in Portugal, ISEG offers a solid and plural academic environment to critically engage with new and thriving economic thinking. Our Summer Schools are therefore an opportunity to enter in contact with the current frontier thinking in Economics and how it seeks to relate to real world issues and problems, with a 12-hour program open to the world

The event is organized by the Economics Department and this year will take place from 8th to 25th July 2024. You can find all the necessary information on :

 

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE PORTUGUESA - O Século XX
 
de Miguel Gonçalves, Márcia Simões, Raquel Ferreira e Cristina Góis
 
 
 
Este manual propõe e oferece uma viagem pela contabilidade portuguesa do século XX. O livro tem como destinatários principais as leitoras e os leitores da área das ciências empresariais e é especialmente indicado para contabilistas certificados, contabilistas, técnicos de contabilidade, professores de contabilidade de todos os níveis de ensino, estudantes de contabilidade de todos os níveis de ensino, ex-estudantes de contabilidade, empresários, gestores de empresas, revisores oficiais de contas, auditores financeiros, diretores financeiros, formadores de contabilidade, fiscais e, de um modo geral, pessoas que querem aumentar a sua cultura geral sobre a contabilidade portuguesa. 

Ancorado em mais de 240 referências bibliográficas e em cerca de 25 fontes primárias legislativas, a presente obra apresenta, comenta, analisa e discute a contabilidade portuguesa relativa ao período que se estende de 1900 a 2000. Para tanto, em forma de repositório cronológico, o livro dá a conhecer os marcos mais relevantes da contabilidade em Portugal no século XX. Por conseguinte, procede-se, de forma absolutamente inédita, à divisão dos acontecimentos ocorridos nesta época em cinco temas/dimensões de análise: (1) associativismo; (2) ensino; (3) literatura; (4) normalização contabilística; e (5) profissão contabilística. 

Esta investigação também confere destaque a uma contextualização política, económica e social do século XX português.

O texto que a leitora ou o leitor tem em mãos recebeu, por unanimidade, o Prémio Internacional de História da Contabilidade "Martim Noel Monteiro” (2022 – 27.ª edição), um galardão anual atribuído pela Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC ).   

Este livro aspira a figurar nas bibliotecas de todos aqueles que gostam de contabilidade, que a ensinam, que aprendem, que a divulgam, que a praticam, que a enobrecem com o seu exemplo e que dela fez e faz a sua vida profissional. Os últimos últimos é o documento, com humildade, despretensiosamente dedicado.



 
IFAC
 
O IFAC acaba de lançar a Lista de Verificação de Sustentabilidade para Pequenas Empresas, uma ferramenta personalizada para ajudar pequenas e médias empresas (PMEs) a integrar a sustentabilidade nas suas estratégias e operações. As pequenas e médias práticas (SMPs) desempenham um papel crucial como conselheiros de confiança na orientação das PME nesta jornada.
 
Veja aqui
 

ICITS'24 - 7º Int. Conferência sobre Tecnologia e Sistemas de Informação 
Temuco, Chile | 24 a 26 de janeiro de 2024
 
ICITS'24 - 7th International Conference on Information Technology & Systems, a ser realizada na Universidad de la Frontera, Temuco, Chile, entre 24 e 26 de janeiro de 2024, é um fórum internacional para pesquisadores e profissionais apresentarem e discutirem os mais inovações recentes, tendências, resultados, experiências e preocupações nas diversas perspectivas da Tecnologia e Sistemas de Informação.
Temos o prazer de convidá-lo a submeter os seus artigos originais ao ICITS'24. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou português. Todas as submissões serão analisadas com base na relevância, originalidade, importância e clareza.
 
Link: aqui                                                                                                  

  

 

                             

 

Informamos que o ISG-Instituto Superior de Gestão irá iniciar a 28 de novembro, no regimes presencial ou online, em pós-laboral, a Pós-Graduação em Fiscalidade Avançada.

As candidaturas são feitas diretamente no site do ISG em  www.isg.pt e as informações podem ser direcionadas para posgraduacoes@isg.pt

 A APOTEC tem um desconto adicional nos cursos do ISG, que se traduz num beneficio educacional de Redução de 10% sobre as mensalidades, tendo como beneficiários os associados, cônjuges e filhos.


ESTUDO - Pedido de colaboração 

No âmbito do Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Para o efeito desenvolvi um questionário sobre os "Avanços das TICs na rotina do profissional de contabilidade".

O questionário está direcionado para Contabilistas certificados, técnicos de contabilidade ou similares que estejam ativos na profissão e que a exerçam em Portugal. 

LINK: https://forms.gle/CHsiaAc4EEGosmhK9

Pedido de: Lays Moura

A APOTEC agradece a sua colaboração! 



ESTUDO - Pedido de colaboração

No âmbito do Mestrado em Contabilidade e Finanças, encontro-me desenvolver um estudo sobre o "Impacto das Tecnologias de Automação da Contabilidade na Performance das Empresas".

Solicitei o seu apoio na resposta ao questionário que tem como objetivo obter informação necessária para melhorar o nosso conhecimento nesta área. Os dados serão utilizados apenas para fins de investigação.


LINK:
https://forms.gle/xcvR2oToig89GcVm7

Pedido de: Pedro Miranda
ISCAP - Inst. E aí. Contabilidade e Administração do Porto

A APOTEC agradece a sua colaboração! 

 

 
ESTUDO - Pedido de colaboração

No âmbito do Mestrado de Gestão de Recursos Humanos, encontro-me a desenvolver um estudo que procura determinar a relação entre o Burnout, Inteligência Emocional e Desempenho dos Contabilistas Certificados. Para o efeito desenvolvi um questionário para a coleta das percepções dos contabilistas sobre as diferentes temáticas.

LINK: https://forms.office.com/r/Lj1ECVWEaw Pedido de: Ana Carolina Pinto ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia A APOTEC agradece a sua colaboração! 


ESTUDO - Pedido de colaboração
 
No âmbito do Mestrado em Finanças Empresariais e no sentido de poder analisar os fatores que influenciam a sustentabilidade do sistema de pensões em Portugal pela perspetiva dos Contabilistas Certificados, torna-se essencial obter a opinião dos pares, pelo que é extremamente importante que responda ao questionário que em seguida lhe será apresentado.

Link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccgeXYAA7xCGrwX1JhTlsCAMxo4dRPsJmsbZtOue-eDBb7sQ/viewform


Pedido de: Rita Ferreira
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria



ESTUDO - Pedido de colaboração

 No âmbito de uma dissertação de Mestrado em Fiscalidade, e no sentido de poder analisar os factores que influenciam o impacto do SAF-T da Contabilidade, nomeadamente os custos de implementação do SAF-T da contabilidade pela perspectiva dos preparados de informação, torna-se essencial obter a opinião dos pares, pelo que é extremamente importante que responda ao questionário.

Link: 
https://forms.gle/XWGo6F3qELuT7M6t6

Pedido de: João André Gaspar
ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa

A APOTEC agradece a sua colaboração!