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Informações Associativas

Suspensão dos serviços na SEDE
COVID-19 

Caros Associados e Formandos,

Na sequência do Plano de Contingência que implementámos na passada segunda-feira, e em consequência da evolução epidemiológica do COVID-19 no nosso país, decidiu a Direcção Central suspender o atendimento presencial, cancelando ainda todas as reuniões presenciais dentro e fora das instalações, mantendo em funcionamento todos os demais serviços aos Associados, nomeadamente o atendimento telefónico, o serviço de consultório técnico e o reagendamento e reestruturação da formação presencial, e o desenvolvimento de novas formas alternativas de dar resposta às necessidades dos Associados.
Com empenho e espírito de missão, na sexta-feira foram satisfeitos todos os compromissos financeiros até ao dia 5 de Abril, mantendo a tradição da politica de pagamentos atempados que vigora na APOTEC há 43 anos, acautelando a necessidade de liquidez de todos os que com esta Associação colaboram.

Desta forma, e em consequência do anteriormente anunciado e face à elevação do estado de alerta decretado pela DGS e pelo Governo, está suspenso o funcionamento dos serviços na sede de 16 por um período indeterminado, por via do Estado de Emergência.

O apoio aos Associados continuará através dos emails e do serviço do consultório técnico on line, há muito já implementado na APOTEC.

Haverá esclarecimentos por videoconferência, sendo que dia 16 de Março ocorrerá a 1ª sessão em videoconferência, que valoramos ser uma preciosa ajuda para todos os profissionais.

Com serenidade e determinação todos ajudaremos a ultrapassar esta situação, da melhor forma possível.
Até breve, porque todos juntos, nos mesmos propósitos, somos mais fortes.

Saudações Associativas,
A Direcção Central

15 – Março - 2020



Jantar de Aniversário da APOTEC

21 de Março - sábado - Lisboa

- cancelado - 


Caros Associados,
Face ao evoluir da situação sobre o Coronavírus, e numa medida estritamente cautelar, decidiu a Direcção da APOTEC não levar a efeito o próximo jantar de aniversário que estava agendado para o dia 21 de Março, em Lisboa.
Dada a situação de “alarmismos”, apesar de se cumprirem com as recomendações da DGS, foi decidido reagendar este evento celebrativo numa data mais oportuna, face às contingências atuais.
Contamos em breve poder anunciar nova data. Até lá, vamos manter a atividade associativa prevista, com os ajustes necessários e preventivos que se julguem adequados, face a cada situação.






Prémio de Contabilidade e Prémio de História da Contabilidade - ed. 2019 - resultados



Prémio de Contabilidade "Luiz Chaves de Almeida"


1.º PRÉMIO

Título: “A relevância da reforma Europeia de Auditoria sob a perspetiva dos auditores externos.”

Autores: Victor Nunes, Gabriel Alves e Fábio Albuquerque



2.º PRÉMIO

Título: “Relatório empresarial aprimorado: Análise dos fatores determinantes para a criação de valor.”

Autoras: Mariana Santos Ramos, Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis e Clara Margarida Pisco Viseu


3.º PRÉMIO

Título: “As tributações autónomas e a manipulação de resultados: evidência empírica nas pequenas e médias empresas portuguesas.”

Autoras: Andreia Sofia Neves de Sousa, Cidália Maria da Mota Lopes e Clara Margarida Pisco Viseu


MENÇÕES HONROSAS

Título: “A conformidade da prestação de contas em SNC-AP: as dificuldades sentidas pelos politécnicos da APNOR.”

Autora: Daniela Teixeira

Título: “A introdução da divulgação obrigatória de informações não financeiras em Portugal: Evidência de entidades cotadas em bolsa”

Autoras: Cristiana Vanessa Neves Ribeiro e Cecília Margarita Rendeiro do Carmo


Prémio de História da Contabilidade "Martim Noel Monteiro"

 Sem trabalhos vencedores




Reuniões livres mensais Direito do Trabalho



Por videoconferência

20 Abril - Relatório Único

08 Junho - Faltas, férias e feriados



Reuniões livres mensais 2020

Secção Regional de Braga


Local: Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Campus Camões
4710 - 362 Braga

Horário: Das 19h às 21h



 Estão suspensas até nova reformulação de datas

 (25 Maio; 29 Junho; 28 Setembro; 26 Outubro e 30 Novembro)



Bolsa de Emprego

Procura de:


Veja as novas ofertas aqui http://www.apotec.pt/bolsaempregos/



Destaques na imprensa nacional



Vida Económica, 09/8/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 58 - Veja aqui

Vida Económica, 26/8/2019 - Veja aqui

Expresso, 15/7/2019 - Veja aqui

Vida Económica, 12/7/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 57 - Veja aqui

Vida Económica, 31/5/2019 - Veja aqui



APOTEC questiona SEAF sobre obrigações de faturação a cumprir até 30/6 que carecem de formulários próprios ainda não disponíveis 

e já foi emitido o Despacho



Com o objectivo de poder esclarecer devidamente os seus Associados face às obrigações decorrentes do Decreto-Lei nº 28/2019 e subsequente Despacho nº 85/2019, a APOTEC  questiona o SEAF sobre:

- Para quando a disponibilização gratuita por parte da AT desta aplicação de faturação?

- A comunicação prevista no artigo 34º - Informação relativa aos estabelecimentos e art. 35º - Comunicação das séries documentais em utilização, ambos do DL 28/2019 carece de formulário para o efeito. Para quando a disponibilização do mesmo? E que tempo dispõem os sujeitos passivos para cumprimento destes formalismos, após disponibilização de meios para o efeito?

Para que os profissionais da contabilidade possam cumprir com as disposições legais, estão dependentes de condições externas, no caso, da Administração Fiscal. Aguarda-se resposta.




Exposição ao SEAF no âmbito do Novo Sistema de Faturação Eletrónica



Campanhas 2019



Campanha Associados Individuais:

Inscrição de colaboradores nas formações:
  • Preço igual ao do Associado
  • Sem limite de colaboradores


Campanha Associados Coletivos:
  • Por cada 3 inscrições há a oferta de 1 inscrição adicional na formação

Redução Quota 50% e isenção de jóia e cartão
  • Estudantes durante os dois primeiros anos de inscrição


Redução Quota 50%
  • Desempregados
  • Estagiários inscritos no IEFP durante dois anos


Microentidades:  20% de redução da quota


Campanhas “40 anos” referentes à formação mantém-se em 2019 (*)

(*)
  • Os Novos Sócios (inscritos a partir de 1 de Janeiro de 2019) beneficiam de uma Acção de Formação Gratuita (vigente durante o ano 2019)
  • Os Sócios já existentes que divulguem e promovam a APOTEC, que proponham Novos Sócios, beneficiam também de uma Acção de Formação Gratuita (acções de formação limitadas a 6/7 horas – 1 dia)


Mais informações formacao@apotec.pt ou 213 552 900.