Valorizamos Profissionais
Desfrute de vantagens únicas Seja Associado

Informações Associativas


 Desconfinamento - COVID-19

Caros Associados e Formandos,

No âmbito do Plano de Desconfinamento aprovado pelo Decreto-Lei nº 20/2020, de 1 de Maio, o atendimento presencial formativo na sede da APOTEC permanecerá suspenso durante o mês de Maio.

Não obstante, o apoio formativo irá continuar através da APOTEC Academia, a plataforma de e-learning que preparámos para continuar a apoiar os Associados, com o rigor e dedicação que nos merecem.

O atendimento telefónico também se mantém através do nº 213552900 e dos emails habituais.

O Consultório técnico gratuito on line também está sempre disponível aos Associados.

Estamos a preparar o regresso da equipa, atendendo às circunstâncias e imperativos legais a que estamos sujeitos, pelo que em Junho contamos poder revê-los, ainda que em número mais reduzido que o habitual.

Recordamos aqui as "Novas medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica": 

Alerta-se especialmente para o uso obrigatório de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, nos serviços e edifícios de atendimento ao público e nos estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de seis anos, sendo que incumbe às pessoas ou entidades, públicas ou privadas, que sejam responsáveis pelos respetivos espaços ou estabelecimentos, serviços e edifícios públicos ou meios de transporte, a promoção do cumprimento do disposto no presente artigo.

Nomeadamente, impedindo os utilizadores não portadores de máscara de acederem, permanecerem ou utilizarem os espaços, estabelecimentos ou transportes coletivos de passageiros e informar as autoridades e forças de segurança desse facto caso os utilizadores insistam em não cumprir aquela obrigatoriedade.


Saudações Associativas,

A Direcção Central




ASSEMBLEIA GERAL

Esteve marcada para o passado dia 28 de março a Assembleia Geral ordinária da nossa APOTEC.
Tudo se aprontou para o efeito e, para além de se cumprirem exigências legais, adivinhava-se a habitual viva participação dos Senhores Delegados, representantes de todos os Associados, com sugestões, contributos e mesmo críticas.
Era um encontro de grande relevo para a vida da Associação, pois estava em causa a avaliação do desempenho do ano anterior e da situação da Associação e a aprovação de instrumentos orientadores para a atividade do corrente ano.
Era importante encontrarmo-nos!
A situação epidemiológica do novo Coronavirus – COVID 19 porém tudo condicionou, a economia, as organizações, a vida social, a vida familiar e até a forma de respirar. É um flagelo vamos ter que viver com ele, pelo menos, por uns tempos.
A todos impôs sacrifícios, que perduram e, tudo indica se que irão acentuar, nos próximos tempos.
Não obstante a vida continua e temos que resistir!
Neste quadro, aos Contabilistas novos desafios se colocaram – mais trabalho com a preparação dos novos instrumentos de apoio às empresas e com o acompanhamento destas em suspensão ou redução de atividade, mas com obrigações acrescidas e sem dinheiro e a forma de responder com os constrangimentos que também afetaram, e afetam, as suas estruturas.
Naturalmente, que também a nossa Associação foi condicionada, mas não podia deixar de cumprir com o seu escopo e, com as limitações a todos impostas, tem procurado responder, guiando-se pelo quadro do antecedente do antecedente aprovado, com as necessárias adaptações, considerando a situação que se vive.
Importa, porém, que os sócios, por via dos seus delegados, se pronunciem sobre a sua – a nossa – Associação e, assim, tendo presente o disposto no art.º 18.º do Dec. Lei n.º 10-A/2020, brevemente será marcada nova data (até 30 de junho) para realização da Assembleia Geral.
Conta-se com todos e todos são importantes! Em tempos de crise só com união se pode resistir!

João Gonçalves Pinto
Presidente da Assembleia Geral da APOTEC

02.05.2020


Comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade

Com a colaboração da APECA, junto se envia uma comunicação do Gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, relativamente à possibilidade de funcionamento dos gabinetes/empresas de contabilidade.


APECA - Exposição



Suspensão dos serviços na SEDE
COVID-19 

Caros Associados e Formandos,

Na sequência do Plano de Contingência que implementámos na passada segunda-feira, e em consequência da evolução epidemiológica do COVID-19 no nosso país, decidiu a Direcção Central suspender o atendimento presencial, cancelando ainda todas as reuniões presenciais dentro e fora das instalações, mantendo em funcionamento todos os demais serviços aos Associados, nomeadamente o atendimento telefónico, o serviço de consultório técnico e o reagendamento e reestruturação da formação presencial, e o desenvolvimento de novas formas alternativas de dar resposta às necessidades dos Associados.
Com empenho e espírito de missão, na sexta-feira foram satisfeitos todos os compromissos financeiros até ao dia 5 de Abril, mantendo a tradição da politica de pagamentos atempados que vigora na APOTEC há 43 anos, acautelando a necessidade de liquidez de todos os que com esta Associação colaboram.

Desta forma, e em consequência do anteriormente anunciado e face à elevação do estado de alerta decretado pela DGS e pelo Governo, está suspenso o funcionamento dos serviços na sede de 16 por um período indeterminado, por via do Estado de Emergência.

O apoio aos Associados continuará através dos emails e do serviço do consultório técnico on line, há muito já implementado na APOTEC.

Haverá esclarecimentos por videoconferência, sendo que dia 16 de Março ocorrerá a 1ª sessão em videoconferência, que valoramos ser uma preciosa ajuda para todos os profissionais.

Com serenidade e determinação todos ajudaremos a ultrapassar esta situação, da melhor forma possível.
Até breve, porque todos juntos, nos mesmos propósitos, somos mais fortes.

Saudações Associativas,
A Direcção Central

15 – Março - 2020




Prémio de Contabilidade e Prémio de História da Contabilidade - ed. 2019 - resultados



Prémio de Contabilidade "Luiz Chaves de Almeida"


1.º PRÉMIO

Título: “A relevância da reforma Europeia de Auditoria sob a perspetiva dos auditores externos.”

Autores: Victor Nunes, Gabriel Alves e Fábio Albuquerque



2.º PRÉMIO

Título: “Relatório empresarial aprimorado: Análise dos fatores determinantes para a criação de valor.”

Autoras: Mariana Santos Ramos, Cristina Maria Gabriel Gonçalves Góis e Clara Margarida Pisco Viseu


3.º PRÉMIO

Título: “As tributações autónomas e a manipulação de resultados: evidência empírica nas pequenas e médias empresas portuguesas.”

Autoras: Andreia Sofia Neves de Sousa, Cidália Maria da Mota Lopes e Clara Margarida Pisco Viseu


MENÇÕES HONROSAS

Título: “A conformidade da prestação de contas em SNC-AP: as dificuldades sentidas pelos politécnicos da APNOR.”

Autora: Daniela Teixeira

Título: “A introdução da divulgação obrigatória de informações não financeiras em Portugal: Evidência de entidades cotadas em bolsa”

Autoras: Cristiana Vanessa Neves Ribeiro e Cecília Margarita Rendeiro do Carmo


Prémio de História da Contabilidade "Martim Noel Monteiro"

 Sem trabalhos vencedores




Reuniões livres mensais Direito do Trabalho



Por videoconferência

20 Abril - Relatório Único

08 Junho - Faltas, férias e feriados



Reuniões livres mensais 2020

Secção Regional de Braga


Local: Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Campus Camões
4710 - 362 Braga

Horário: Das 19h às 21h



 Estão suspensas até nova reformulação de datas

 (25 Maio; 29 Junho; 28 Setembro; 26 Outubro e 30 Novembro)



Bolsa de Emprego

Procura de:


Veja as novas ofertas aqui http://www.apotec.pt/bolsaempregos/



Destaques na imprensa nacional



Vida Económica, 09/8/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 58 - Veja aqui

Vida Económica, 26/8/2019 - Veja aqui

Expresso, 15/7/2019 - Veja aqui

Vida Económica, 12/7/2019 - Veja aqui

Contabilidade & Empresas, nº 57 - Veja aqui

Vida Económica, 31/5/2019 - Veja aqui



APOTEC questiona SEAF sobre obrigações de faturação a cumprir até 30/6 que carecem de formulários próprios ainda não disponíveis 

e já foi emitido o Despacho



Com o objectivo de poder esclarecer devidamente os seus Associados face às obrigações decorrentes do Decreto-Lei nº 28/2019 e subsequente Despacho nº 85/2019, a APOTEC  questiona o SEAF sobre:

- Para quando a disponibilização gratuita por parte da AT desta aplicação de faturação?

- A comunicação prevista no artigo 34º - Informação relativa aos estabelecimentos e art. 35º - Comunicação das séries documentais em utilização, ambos do DL 28/2019 carece de formulário para o efeito. Para quando a disponibilização do mesmo? E que tempo dispõem os sujeitos passivos para cumprimento destes formalismos, após disponibilização de meios para o efeito?

Para que os profissionais da contabilidade possam cumprir com as disposições legais, estão dependentes de condições externas, no caso, da Administração Fiscal. Aguarda-se resposta.




Exposição ao SEAF no âmbito do Novo Sistema de Faturação Eletrónica



Campanhas 2020



Campanha Associados Individuais:

Inscrição de colaboradores nas formações:
  • Preço igual ao do Associado
  • Sem limite de colaboradores


Campanha Associados Coletivos:
  • Por cada 3 inscrições há a oferta de 1